quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Primeiro [longo] dia: Vila do Conde - Kenitra, Marrocos

Terça-feira, 5 de Outubro de 2010

Saímos às 3h da Rua da Baixa. Saímos com 6h de atraso. Mas vamos por partes.

Acordamos cedo na manhã do dia 4 de Outubro (segunda-feira), quer dizer, o Ricardo acordou cedo e passou em minha casa para ver o que andava a fazer. Não me lembro o que me disse.

Cada um de nós tem uma vida para rolar para a frente, mas eu não consegui ajudar o Ricardo a equipar o carro.

A Mariana, a Vera, a Celina e o Hugo deram uma preciosa ajuda na organização do que faltava tratar: documentos, fotocópias, a merendinha para os dois primeiros dias, as baterias para o microfone e o arsenal de medicamentos que trouxemos. Não deu mesmo para sair às 21h como previsto.

Antes do arranque decisivo, fomos tirar uma foto com o Gustavo (Subway Vila do Conde) e com o nosso casal amigo do T Caffé, Adelaide e Manel. Despedidas e…siga!

Arrancamos em direcção ao Porto, o primeiro ponto de passagem do nosso GPS (obrigado Carlos – Set Azurara e Azurara Beach Party). O carro vem tão carregado que, na primeira subida, liga-se uma luz no painel de comandos: o medidor de massa de ar que mandamos arranjar, estava de novo a dar problemas. Preocupação com essa luz? Resposta do Ricardo: “É aquela peça que não quisemos comprar, porque só influencia na força do carro”. Pois é, metade do caminho é a descer, de certeza que a outra metade será a subir. Diz o Ricardo: “Depois vê-se, mas se calhar devíamos comprar essa peça...”.


4h30 – Figueira da Foz

Fizemos 20 Km às voltas na Figueira. O GPS estava certo, a teimosia do Homem é que costuma dar asneira. Para quem vai a caminho de África, com 12 mil km de viagem na sua totalidade, perder-se na Figueira da Foz não augura nada de positivo, quer para o tempo de viagem, quer para o depósito de combustível. Prosseguimos pelas nacionais e desviamos para o interior, queríamos evitar o Algarve. O nosso carro deve estar tão ilegal em relação ao peso e espaço de carga, que o ideal é fugir dos grandes centros.


11h – Beja

Paramos para lavar a cara e os dentes. Paramos no Continente para comprar um cartão de memória para a câmara, e trouxemos ainda acendalhas e uma grelha para assar. Fizemos alguns telefonemas e estávamos a preparar-nos para sair de Portugal em direcção a Huelva (Espanha). Fizemos 610 Km e atestamos o depósito de novo.




13h-19h – Espanha

Sempre pelas nacionais, fomos desbravando caminho até Tarifa, mas ainda faltam quase 500Km.
Passamos Huelva e Sevilha, onde o transito estava um caos. Estávamos a perder muito tempo. Pensamos que já não íamos apanhar o Ferry para Tanger, até descobrirmos que o último partia às 21h. Estávamos seguros.

Compramos o bilhete de ida-e-volta. Fica mais barato e pode ser utilizado durante um ano, ou seja, não precisamos de marcar o regresso e ficar com medo de o perder no caminho inverso. Pagamos 300€ pela Chaimite e pelos nossos bilhetes.

19h30 e já estávamos dentro do Ferry. Preenchemos o formulário de entrada em Marrocos e fomos para o convés do navio para apanhar um pouco de ar e tirar umas fotos.

O barco partiu às 20h em ponto. Não demorou muito até o homem que nos deu o documento com o código de ingresso, nos aparecer à frente. Tinha-me esquecido do nosso dossier da viagem. Este dossier vale ouro: mapas, informações úteis, e documentos de outros viajantes por África. Tivemos sorte em ter o livro de volta.

A viagem entre Tarifa e Tanger, dura cerca de 40 minutos, que pareciam uma eternidade, para quem via o Sol a desaparecer para dar lugar à Lua. Chegar de noite a Marrocos não estava planeado, muito menos preparado.




20h45 – Tânger, Marrocos.

Estávamos avisados que na fronteira poderiam complicar-nos um pouco a vida. Sabíamos que se colocássemos uma nota de 10€ no meio de um dos passaportes, tudo iria ser mais fácil: evitava demoras e uma revista ao carro muito detalhada. Mal saímos do barco já era tarde para preparar fosse o que fosse. Fomos logo guiados ao portão que dava acesso a Marrocos, mas quando demos conta éramos o único carro estrangeiro. Nesse momento percebemos que, tão cedo, não iríamos sair dali. Assim foi. Sem uma ordem específica de acontecimentos foi mais ou menos assim: passaportes, número de entrada que nos tinham dado no barco, mil perguntas sobre o destino, primeiro polícia a pedir dinheiro – demos 3€ – seguro do carro, livrete e registo de propriedade, segundo homem a pedir dinheiro – não demos – procuração para poder conduzir o carro – o carro está no nome do pai do Ricardo, faltava selo do notário (claro que faltava, ehehehe) – ida do Ricardo à Polícia, onde afirmaram que ele era Francês e ele disse que não, 3º homem a pedir dinheiro – mudo e sem farda, mas estava ali na Aduana – o Ricardo continua a dizer que não fala Francês nem Inglês porque é Estudante de Ginástica e que, por isso, não precisa de saber línguas, só correr (Serão assim tão cegos que não viram o corpo atlético do Ricardo?), Ricardo de volta ao carro, vistoria da mala, chega o Chefe daquela gente toda, arrogante, a berrar connosco porque para passar em Marrocos com roupa é preciso declarar – claro!! – chega um homem que falava quase português a dizer que se déssemos 10€ não havia problema, a vistoria não corre bem (como não queriam tirar tudo da mala, mandaram-nos para um camião RAIO X para examinar ao detalhe a mala do carro). Frustrados por não terem por onde nos pegar ficaram desta forma: 1º fiscal levou 3€, o que falava português levou 3€, o mudo que estava aos “berros” a incentivar que tirássemos tudo da mala ficou de mãos a abanar, o chefe da polícia e o seu ajudante estavam tão chateados por não poderem pegar mais connosco que nos resolveram roubar, literalmente roubar, duas bonecas que estavam na mala. Saímos e percebemos que não ficaram muito satisfeitos, mas saímos.


22h45 – Centro da Cidade de Tânger

Duas horas de terror no Porto de Tanger, estávamos sem sítio para dormir, não tínhamos jantado e andávamos às voltas pelo trânsito infernal da cidade. A cidade estava acordada e nós cheios de sono. Já percebemos que temos de ser cautelosos a conduzir, há pessoas a atravessar em todo lado, carros que buzinam de e para todas as direcções e, para finalizar, um exército de pequenas scooters a pedais. Decidimos conduzir em direcção a Rabat, onde teríamos de pedir os vistos de entrada na Mauritânia.

No momento em que saímos de Tanger, percebemos o que são os controlos policiais em Marrocos: são muitos! Polícia por todo lado. Tínhamos chegado a acordo que estaríamos particularmente atentos à velocidade e que andaríamos sempre 10km/h a menos que o limite, evitando assim os radares.

As placas de direcções são claras, pois estão em árabe e francês. Às vezes só em Francês, outras vezes só em Árabe. O GPS ganha sempre e tem sempre razão. Perdemo-nos e desperdiçamos 1h e 80 Km. Em 1300 Km, já tínhamos 100 a mais, contanto com os 20 da Figueira da Foz.

Paramos para eu ir buscar água à mala do carro, coloquei umas coisas em cima do tejadilho. Já comigo dentro do carro, o Ricardo arrancou e passados uns 20 segundos, ouvimos um barulho. Lembrei-me nesse momento das coisas que estavam em cima do carro: um saco com cópias de todos os nossos documentos, um tripé e uma camisola. Voou tudo para o chão. Apanhei uns 100 papéis espalhados por uma estrada cheia de camiões e sem luz. O tripé partiu a manivela de altura e tinha acabado de perder o sapato, que deve ter saltado.

O Ricardo é o condutor de serviço e vai fazendo quilómetros, enquanto eu vou passando pelo sono e perdendo coisas para contar: a caminho de Rabat, desvio forçado para não atropelar uma vaca enorme que estava no meio da estrada, camiões que ocupam quase a estrada toda e que não se desviam ou abrandam, cães por todo lado, motas sem luzes, bicicletas com duas e três pessoas...

Quando passávamos Kenitra, pequena cidade a 20 Km de Rabat, decidimos dormir um pouco. Depois de alguns receios em parar o carro, estacionamos numa bomba de gasolina cheia de camiões e dormimos, basicamente, sentados, pois coisa que a nossa Chaimite não tem é espaço.

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